“Propriedades de universos em expansão” tem seu acesso liberado gratuitamente pelo físico Stephen Hawking

“Propriedades de universos em expansão” tem seu acesso liberado gratuitamente pelo físico Stephen Hawking

"Propriedades de universos em expansão" tem seu acesso liberado gratuitamente pelo físico Stephen Hawking

Escrita quando tinha apenas 24 anos, ‘Propriedades de universos em expansão‘ está disponível grátis online. Físico espera que tese inspire seus leitores

O físico Stephen Hawking liberou a sua tese de doutorado, escrita quando ele tinha apenas 24 anos, para que qualquer pessoa do mundo possa lê-la.

Sob o título de “Propriedades de universos em expansão”, a dissertação de 134 páginas era o item mais solicitado na biblioteca da Universidade de Cambridge, de acordo com a própria universidade.

Desde maio de 2016, a dissertação de Hawking, concluída em 1966, foi pedida 200 vezes. A segunda tese mais solicitada na biblioteca foi pedida 13 vezes.

Respeitado e conhecido mundialmente por sua pesquisa sobre buracos negros e a relatividade, Hawking declarou que espera que sua tese “inspire as pessoas ao redor do mundo a procurar as estrelas e não a seus pés”. Ele também acrescentou que todos deveriam ter acesso gratuito a todas as pesquisas: “Qualquer um, em qualquer lugar do mundo, deve ter acesso livre para não apenas minha pesquisa, mas para a pesquisa de todas as grandes e inquisitivas ideias em todo o espectro da compreensão humana”.

Antes, para ter acesso ao documento era preciso pagar US$ 85 por uma cópia digital ou física e, ir até a biblioteca de Cambridge.

Segundo informações da BBC, mais de 60 mil pessoas acessaram a tese de Hawking desde que a universidade disponibilizou-a gratuitamente, uma alta demanda que levou o site a enfrentar certa instabilidade.

“É maravilhoso ouvir quantas pessoas já mostraram interesse em baixar minha tese – espero que não fiquem desapontados agora que eles finalmente tenham acesso a ela”, declarou o físico.

Fonte: IDGNOW!