Stephen Hawking: A humanidade corre um grande risco com a Inteligência Artificial

“Este será um novo modo de vida que superará os humanos”

O cientista fez um aviso frio sobre o iminente aumento da inteligência artificial e o possível perigo que isso implica para os seres humanos.

Durante uma entrevista, Hawking advertiu que a inteligência artificial em breve alcançará um nível em que será um “novo modo de vida que ultrapassará os seres humanos”.

O rápido desenvolvimento da inteligência artificial poderia representar um perigo para a humanidade, reiterou o famoso físico britânico, citado pela Cambridge News.
Stephen Hawking: “Este será um novo modo de vida que superará os humanos”

Stephen Hawking A humanidade corre um grande risco com a Inteligencia Artificial

“Temo que a inteligência artificial possa substituir completamente os seres humanos … Se as pessoas projetam vírus de computador, alguém irá projetar uma IA [inteligência artificial] que melhorará e se replicará […]” Esta será uma nova maneira de vida que superará os seres humanos “, previu em uma entrevista à revista Wired, citada por várias fontes.

De acordo com Hawking, ao procurar mais eficiência, as máquinas irão querer se livrar das pessoas. Mas mesmo que isso não aconteça, ele acredita que a humanidade correrá o risco de se arruinar.

“Nós cruzamos o ponto de não retorno, a terra está se tornando muito pequena para nós, a população está crescendo a um ritmo alarmante e corremos o risco de nos destruir”, advertiu.

Neste contexto, o cientista vê como uma possível solução para desenvolver um novo programa espacial “com o objetivo de colonizar eventuais planetas adequados para que os seres humanos vivam“.