Um computador supercondutor com extrema eficiência energética está sendo desenvolvido pelos chineses
Cientistas chineses embarcaram em um projeto milionário para criar um computador com máxima eficiência energética composto de materiais supercondutores , que criariam tecnologias nunca antes vistas e combateriam o consumo astronômico de energia dos dispositivos atuais.
De acordo com a mídia chinesa, o programa foi discretamente lançado em novembro passado pela Academia Chinesa de Ciências, com um orçamento estimado em cerca de um bilhão de yuans (cerca de US $ 145 milhões ) para desenvolver e colocar em operação uma unidade para a China no ano 2022.
” Ele será um computador de uso geral capaz de executar diferentes tipos de algoritmos […] de processamento de texto para procurar grandes números primos , ” explicou Li Xiaowei, vice-diretor executivo do Laboratório de Estado-chave de Arquitetura de Computadores, confirmando que não será um computador quântico . “Ele é construído e funciona com uma estrutura clássica”, disse ele ao South China Morning Post .
Ele prevê que devido à propriedade de supercondutividade transmissão -o de electricidade com protótipo resistência processabilidade nil excede 770 gigahertz -150 vezes mais potente do que os processadores comerciais actuales- com um consumo de entre quarenta e milésimo de energia em comparação com os computadores tradicionais.
Dependendo sobre o sucesso do seu desenvolvimento, a nova tecnologia poderia ser usada no desenvolvimento de novas armas termonucleares, caças e submarinos furtivos de vanguarda, bem como sistemas capazes de quebrar cifras anteriormente intransitáveis e proporcionar novas formas de análise de inteligência.
Fonte: RT